Sobre Tabatinga

    Tabatinga é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões, sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, era de 54 440 habitantes, sendo o município mais populoso de sua microrregião e mesorregião e o sétimo mais populoso do estado.

    Tabatinga está localizada no meio da maior floresta tropical do planeta, a selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões fazendo fronteira com a Colômbia. Possui uma área de 3.239,3 km².

    Toda a região está coberta por florestas (altas, baixas e pouco densas) e, hidrograficamente, pertence à bacia do rio Amazonas, sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá e vários de seus afluentes, tais como: Hapapóris, Traíra, Puretê, Puruê e Cunha. Há duas grandes ilhas fluviais próximas: Santa Rosa - Peru e Aramaçá - Brasil.

    O município está localizado no oeste do estado do Amazonas, na tríplice fronteira entre Brasil-Colômbia-Peru, tendo sido criado em 1983. Apresenta uma conurbação com a cidade colombiana de Letícia.

    É uma cidade fronteiriça à Colômbia e ao Peru, sendo que a fronteira com o primeiro país é terrestre. As cidades de Tabatinga e Leticia (Colômbia) são interdependentes, no tocante ao abastecimento das populações. Todavia, o único marco limítrofe é um poste com as duas bandeiras, o que faz com que a população local transite livremente entre os dois países como se as duas cidades fossem uma. O acesso mais frequente à Colômbia é pela Avenida da Amizade que começa no Aeroporto Internacional de Tabatinga e termina dentro de Leticia (Colômbia). O acesso à cidade se dá por barco ou por avião, inexistindo estradas que unam Tabatinga a Manaus. A viagem fluvial no trecho Tabatinga - Manaus consome cerca de três dias e, no trecho contrário, cerca de sete dias.

 

Distância para sede Municipal para a Capital Manaus

Distância em linha reta: 1.105 km.

Distância em via fluvial: 1.607 km.

Vias de acesso para Tabatinga

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus-AM).

Porto Fluvial (translado ligando ao Peru e Colômbia).

Aeroporto Internacional de Letícia (Colômbia).

 

Aspecto turístico

Na região de fronteira entre Tabatinga e Letícia, há uma média anual de 10.000 turistas que chegam a essas cidades. Quanto à procedência, 15% são brasileiros, 40% são visitantes da Colômbia e outros 45% estão divididos entre visitantes do Peru, Estados Unidos e Europa, os quais ingressam pelo porto fluvial, aeroportos de Tabatinga e de Letícia (Colômbia), gerando um turismo de fronteira.

O que mais motiva os visitantes é o potencial biológico, a observação da natureza, as culturas nativas, as comunidades ribeirinhas e a tranqüilidade que o Amazonas representa.

 

Cultura e Lazer

    Há boates que tocam os mais variados ritmos e gêneros de música (vallanato, cumbia, reggaeton, pagode, forró, dance, mpb e música eletrônica) bem como bares e restaurantes onde é possível tomar vários tipos de bebidas nacionais e colombianas ou peruanas, ou apreciar as comidas típicas como o cebiche, a arepa e a feijoada.

    Nas imediações do quartel do Exército existe um pequeno zoológico onde é possível ver tatu, sucuri, macacos, aves e a onça-pintada. No bairro da Comara, perto do aeroporto internacional, tem-se uma visão privilegiada do rio e das florestas peruanas e é o ponto de acesso às aldeias indígenas de Umariaçu I e de Umariaçu II de etnia Ticuna.

    Nos dias de intenso calor todos correm para os vários banhos de igarapés que ficam na estrada Leticia - Tarapacá (Colômbia) e na área rural de Tabatinga.     Os clubes com piscinas da cidade também servem de refúgio. O rio também propicia pesca abundante nos flutuantes, barcos pequenos ou na margem; sendo uma opção de relaxamento. Além de ser possível observar os botos e um belo por-do-sol.

 

Referencias:

OLIVEIRA, Márcia Maria de. A mobilidade humana na tríplice fronteira: Peru, Brasil e Colômbia. Estud. av. [online]. 2006, vol.20, n.57, pp. 183-196. ISSN 0103-4014.

Portal Tabatinga. Disponível em: <https://portaltabatinga.com.br/nossa-cidade/> Acesso em: 15 ago. 2014.

Prefeitura Municipal de Tabatinga. Disponível em: <https://www.tabatinga.am.gov.br/conhecatabatinga2.htm> Acesso em: 15 ago. 2014.

Tabatinga (Amazonas). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_(Amazonas)> Acesso em: 15 ago. 2014.